Aproveitando a chegada da nova estação e os dias mais longos, o restaurante mediterrânico Tantura aposta numa carta reforçada, com produtos sazonais e brunch, agora que o frio começa a dar tréguas.
É em pleno Bairro Alto que se encontra o Tantura, o ponto de encontro do Mediterrâneo em Lisboa, que se encontram as receitas mais tradicionais da cozinha israelita, feitas com o rigor de um restaurante contemporâneo. Um espaço com mobiliário desconcertado (e desconcertante), que parece saído da feira da ladra, e uma cozinha aberta, com um forno a lenha a um canto, e tachos de ferro pendurados na parede.
A cozinha israelita, que procuram aqui honrar, cruza influências do Norte de África, Médio Oriente e Sul da Europa, servindo os tesouros dos seus portos seguros da infância. Note-se que a busca por receitas antigas de comida caseira e a sua perfeita interpretação para os tempos modernos se tornou também na sua luta. Foi assim que chegaram a esta preciosa coleção de receitas, muitas dela escondidas durante anos nas velhas cozinhas da família dos proprietários Itamar Eliyahu e Elad Budenshtiin. “Tivemos a sorte de lhes poder tirar o pó e trazê-las connosco, e dar-lhes uma nova casa, em Lisboa.”, explica Elad Budenshtiin, chef e proprietário do Tantura.
“Notámos que a maioria das cozinhas do Médio Oriente em Lisboa eram libanesas, e sentimos que havia espaço para um restaurante de diferentes gastronomias do mundo, que representasse o Médio Oriente de uma forma mais abrangente. A comida Israelita, que engloba em si mesma várias influências, é simples, reconfortante e acima de tudo saborosa.”, acrescenta Elad Budenshtiin.
Morada Rua do Trombeta 1D, Bairro Alto 1200-471, Lisboa
Reservas 21 809 6035 reservation@tantura,pt