Concertos do Real Fado
É já esta quinta-feira, 2 de março, que o Pavilhão Chinês volta a ser o palco dos concertos do Real Fado, que celebram a canção tradicional lisboeta, listada como Património Cultural Imaterial da Humanidade – O Fado. Os concertos terão lugar todas as quintas-feiras, às 19h.
A primeira atuação contará com a fadista Filipa Biscaia, num momento em que apresentará um concerto de Fado Tradicional. Além deste concerto de abertura, no dia 2, o Pavilhão Chinês receberá ao longo do mês de março fadistas como Ana Margarida (9/03), Liliana Macedo (16/03), Marta Alves (23/03), e Sofia Ramos (30/03).
Após dois anos de interrupção devido à pandemia, os concertos do Real Fado regressam a um dos seus locais de origem. O nº 89 do Príncipe Real dá nas vistas logo à entrada pela sua grande porta vermelha, à qual é preciso tocar para entrar. Uma vez lá dentro, existem cinco salas diferentes para explorar, cada uma decorada de forma peculiar onde se destaca a coleção privada de pequenas relíquias de Luís Pinto Coelho. Em boa verdade, são tantas as peças expostas nas vitrines que se torna impossível contá-las a todas.
Aberto desde 1986, o Pavilhão Chinês é hoje um dos locais noturnos mais icónicos de Lisboa, sendo por muitos considerado um bar-museu onde é possível desfrutar de uma atmosfera única ao sabor de um cocktail de assinatura.
Filipa Valle Teixeira, Leasing Manager na EastBanc Portugal, empresa que se dedica à promoção e gestão de ativos imobiliários com especial foco na revitalização urbana do Príncipe Real, e que há vários anos promove o Real Fado, comenta: “Estes concertos têm recebido visitantes de todo o mundo e contribuído para a dinamização do bairro do Príncipe Real, proporcionando uma experiência única, que combina vistas esplêndidas, jardins românticos, mansões aristocráticas com o melhor do nosso Fado e que agora também retomam a um dos espaços mais emblemáticos do bairro, o Pavilhão Chinês, onde os concertos acontecem numa numa sala intimista, com tudo de bom a que o Pavilhão já nos habitou.”
Para Joana Esparteiro, da Fados Fora de Portas, produtora responsável pelo projeto Real Fado, “É com enorme alegria que a equipa da Fados Fora de Portas – fadistas, músicos e produção – volta aos concertos no Pavilhão Chinês. Retomamos, assim, o formato original do projeto com três concertos por semana em três locais deslumbrantes no Príncipe Real. Ao longo dos anos, temos recebido clientes nacionais e internacionais que procuram mais do que ouvir Fado: querem viver uma experiência inesquecível ao som do Fado – com atuação de artistas profissionais – em concertos de uma hora, num formato diferente do que é apresentado pelas casas de fado, podendo optar por jantar, depois do concerto, em qualquer um dos maravilhosos restaurantes no Príncipe Real.”
O Real Fado nasceu há seis anos no bairro do Príncipe Real, com o objetivo de promover concertos de fado intimistas de final de tarde, em locais inesperados e autênticos, como um palacete do séc. XIX (EmbaiXada), uma cisterna subterrânea de pedra no coração do bairro (Reservatório da Patriarcal) e as visitas-concerto na Galeria Subterrânea do Loreto, proporcionando uma experiência imersiva. Estas localizações inusitadas contrastam com a autenticidade dos concertos, com atuações de artistas num registo informal e acústico.
Pode consultar os horários dos próximos concertos na Ticketline.