Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus é hoje assinalado a nível internacional, sob os princípios da sustentabilidade e do bem-estar, estando previstas centenas de atividades nos museus portugueses, de norte a sul e nas ilhas.

“Museus, Sustentabilidade e Bem-estar” é o tema proposto este ano pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), promotor do Dia Internacional dos Museus, data celebrada anualmente desde 1997 para estreitar os laços dos museus com a sociedade.

Em Portugal, dezenas de entidades públicas e privadas do continente e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira responderam ao desafio da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) aos museus nacionais e à rede portuguesa para criarem programas especiais para estas datas, geralmente gratuito.

Na página da DGPC dedicada ao dia de hoje poderá encontrar centenas de atividades: desde workshops e piqueniques na Casa de Camilo, em Vila Nova de Famalicão, a visitas guiadas em múltiplas instituições, passando por espetáculos como, por exemplo, um concerto temático da Banda de Empregados da Companhia Carris de Ferro de Lisboa, no Museu da Carris, em Lisboa, entre muitos outros.